Projetos Sociais

PASTORAL DA EDUCAÇÃO

A Congregação dos Missionários do Sagrado Coração atua em vários segmentos na formação do ser humano, como por exemplo:

– A transmissão de ideias e valores;
– A formação para a cidadania e a socialização de valores humanos fundamentais no âmbito da escola, da família e da sociedade;
– E também no serviço à comunidade.
– Sua missão tem como foco de uma ação evangelizadora e como meta ajudar a formar  “Corações novos para um – mundo novo”, e a propagar a fé e o amor em Jesus Cristo a nossos alunos.

A Pastoral da Educação tem como princípios:

– I Humanizar e personificar cada pessoa em toda sua trajetória de vida;
– II Desenvolver todas as dimensões da pessoa humana na relação consigo, com os outros, com a natureza e com Deus;
– III Desenvolver e harmonizar todas as potencialidades humanas, colocando-as a serviço do bem comum e do desenvolvimento integral de todos.

PROJETO EUCARISTIA E CRISMA

O projeto 1ª Eucaristia e Crisma foram implantadas para oferecer aos alunos que professam a fé católica e que ainda não se encontram inscritos para esta preparação em sua paróquia ou que por outra razão ainda não se apresentou a oportunidade de realizar tal rito religioso.
Seguindo com a ciência da Paróquia, da Diocese e da comunidade Nossa Senhora do Rosário a qual o Colégio John Kennedy fica agregado, é

apresentado aos alunos a oportunidade de realizar dentro das normas e diretrizes paroquiais e diocesanas, a preparação para participarem dos encontros e das atividades religiosas.


PROJETO PULANDO AMARELINHA

O projeto faz parte do estudo de Ensino Religioso e tem como fundamento o desenvolvimento da atitude solidária, do amor fraterno, do companheirismo e de responsabilidade social. Além do mais marca o primeiro ciclo de projetos sociais desenvolvidos pelo Colégio John Kennedy. Destinado aos alunos de 6° e 7° anos que visitam a creche “Lar Menino Deus”. Muita alegria, comprometimento e responsabilidade marcam a tarde de nossos protagonistas que brincam e se divertem com as crianças do lar. O projeto conta com o apoio de pais e responsáveis, professores e coordenadores do Colégio John Kennedy.


PROJETO MEU VELHO AMIGO

O projeto “Meu velho amigo”, faz parte das atividades extracurriculares da disciplina de Ensino Religioso do Colégio John Kennedy. Destinado aos alunos de 8° e 9° anos, tem como propósito proporcionar aos jovens estudantes através do contato com os idosos do asilo São Vicente de Paulo, uma sensibilização com as dificuldades e anseios destas pessoas e sua vida cotidiana no asilo.

Compromisso, dedicação e apreço marcam a tarde de nossos protagonistas, aonde nossos alunos podem interagir e compartilhar experiências com os idosos daquela instituição. Além do mais muitas histórias e troca de experiências são relatas e contadas por estas pessoas com larga bagagem de vida.


PROJETO JEQUITINHONHA

O projeto desde que nasceu está fundamentado em seu aspecto missionário e social no Vale do Jequitinhonha na região norte do estado de Minas Gerais, região carente do país. O projeto é voltado aos alunos do 1°, 2° e 3° anos Ensino Médio e também com a participação de ex-alunos, pais, colaboradores, professores e coordenadores. Por se tratar de um projeto missionário e social, os alunos têm como missão a instrução e orientação nas mais diversas áreas de atuação, focando sempre no trabalho em equipe.

O projeto também faz arrecadações de donativos, alimentos e roupas que são encaminhadas às lideranças locais para a distribuição aos mais necessitados. Dentre as funções realizadas nos dias em que os alunos ficam atuando como protagonistas em diversas cidades e comunidades estão:

Orientação sobre higiene bucal,
Orientação sobre saúde da mulher,
Saúde do homem,
Educação doméstica,
Educação ambiental e cultural.
No tempo em que os alunos estão em missão, é notório a experiência de um ambiente de contrastes diferentes nos aspectos geográfico, sociológico, social e cultural, aonde os alunos são convidados a refletir cada vez mais sobre o espírito solidário e humano.

O projeto conta com parceiros e orientação profissional ao longo de preparações que são realizadas semanalmente nas dependências do Colégio John Kennedy. No decorrer do ano são realizadas diversas atividades para arrecadar fundos para cobrir as despesas durante os dias de atuação no Vale do Jequitinhonha. Com o intuito e aprimoramento de contribuir para formação dos alunos e despertando em cada um o espírito de protagonistas do projeto.

Confira a página oficial do projeto em https://www.facebook.com/ groups/267528193441382/?fref= ts